A NOSSA HISTÓRIA

De geração em geração, a arte da tesoura e navalha faz parte de nós.

O NÚMERO 496-C

Em pleno Estado Novo, Coimbra assistiu ao alargamento da malha urbana e à criação de novos bairros residenciais, como foi o caso do Calhabé, Solum, Bairro Norton de Matos e Vale das Flores.

Nessa altura, os serviços de cabeleireiro e barbeiro eram escassos e, aqueles que existiam, concentravam-se sobretudo na Baixa e Alta da cidade, onde a azáfama era muita e havia sempre muitos estudantes, futricas e tricanas.

Foi por isso que Fernando Dias decidiu instalar uma “barbearia de bairro” no nº 496C da Rua do Brasil, para servir toda aquela população dos bairros emergentes.

Chamou-lhe Barbearia São José, por se encontrar no Bairro de São José, bairro esse que adotou o nome do Colégio Conventual de S. José dos Marianos (ou dos Carmelitas Descalços), que desde o séc. XVII ali se encontrava.

UM JOVEM BARBEIRO PROMISSOR

Para integrar a sua barbearia, Fernando Dias contratou o jovem barbeiro José Manadas que, desde logo, conquistou a clientela não só pela sua humildade, profissionalismo e dedicação à “arte”, como também pelo relacionamento com os clientes (que rapidamente se tornavam amigos!).

Com a Guerra Colonial no seu auge, José Manadas foi chamado a cumprir o serviço militar na Guiné-Bissau durante 22 meses, e acabaria por regressar já em 1969.

Nesse ano, por razões de saúde, Fernando Dias transferiu o trespasse da Barbearia São José para José Manadas, que recebeu o testemunho com grande responsabilidade.

Ao longo de mais de 30 anos, José Manadas fez crescer a Barbearia São José, quer em número de funcionários, quer em instalações e, claro, fama!

Periodicamente, foi renovando o espaço de acordo com a “moda” da época.

MAIS QUE UMA BARBEARIA…

Durante todos estes anos, a “Barbearia do Sr. José Manadas” não era apenas o local onde se tratava da barba e do cabelo.

Ali a vizinhança conhecia-se e convivia como no café da aldeia: discutia-se o estado do país, trocavam-se galhardetes do futebol e as mães chegavam a deixar os filhos a cortar o cabelo ao cuidado do seu barbeiro preferido enquanto iam ao mercado.

Em 2006, José Manadas foi forçado a abandonar a “arte”, mas a barbearia manteve-se na família.

… UMA MARCA DA CIDADE

Em 2012, a “Barbearia São José” registou a sua marca e em 2014 foi totalmente renovada para a comemoração dos seus 50 anos.

Desde aí, a Barbearia São José passou a disponibilizar 4 cadeiras, e um horário de atendimento alargado (das 8h00 às 20h00 de segunda a sábado, e das 8h00 às 13h00 ao domingo).

Além dos serviços de barba e cabelo tradicionais e modernos, a Barbearia São José passou a servir Cerveja PRAXIS (cerveja artesanal de Coimbra) aos clientes, enquanto aguardam pela sua vez.

A “NOVA” BSJ

Em 2018, a Barbearia São José avança para a abertura do seu segundo espaço, localizado no CoimbraShopping, e assume-se como “A Barbearia de Coimbra”.

A Barbearia São José emprega atualmente oito barbeiros e uma recepcionista, divididos entre a BSJ da Rua do Brasil e a BSJ do CoimbraShopping.

BARBEARIA DE BAIRRO

O ambiente de uma barbearia que existe há mais de 50 anos é único!
Aqui não se entra apenas para cortar barba e cabelo, mas sim para conviver, conversar e rever velhos “conhecidos”.

OFERTA

Cerveja Praxis

BSJ Rua do Brasil

BSJ CoimbraShopping

BARBEARIA DE SHOPPING

Inaugurada em Novembro de 2018, esta é uma barbearia com conceito ‘Premium’: atendimento por marcação via AppBarber, Bar e Barber Shop, onde é possível adquirir produtos das melhores marcas. tudo isto aliado às comodidades de um Shopping (transportes, estacionamento gratuito, ginásio, hipermercado e serviços).

OFERTA

Cerveja Praxis & Café

BSJ CoimbraShopping

Av. Mendes Silva, Piso 1
3030-193 Coimbra

Telefone

+351 960 494 401

Email

geral@barbeariasaojose.pt

Atendimento

Marcação via AppBarber

Horário

Todos os dias: 09h às 22h

BSJ Rua do Brasil

Rua do Brasil 496C
3030-775 Coimbra

Telefone

+351 239 402 605 | +351 932 166 982

Email

geral@barbeariasaojose.pt

Atendimento

Marcação via AppBarber

Horário

Segunda a Sábado: 8h às 20h
Domingo: 8h às 13h